"Nem da alma nem do coração. Os personagens de Ana Paula Maia sofrem do fígado.”
O Estado de São Paulo

“É preciso entender muito de ficção, de realidade e de representação da realidade para poder escrever assim.”
O Globo

“Ana Paula encontra, em meio às manobras mais repulsivas, o tom mítico de uma maldição bíblica, disfarçada nos popismo de superfície.”
Rolling Stone Brasil

"Suas palavras surgem como elementos secos, pedaços de osso que vão montando o esqueleto de um monstro bastante familiar, que nada mais é do que a realidade da qual a gente se acostumou a desviar o rosto.”
UOL

___________________________________________

14.8.13

FLUPP PENSA - 2013



No início de agosto visitei a comunidade do Batan, para participar da FLUPP PENSA. A mediação foi do Écio e o nosso papo durou quase duas horas. hehe...

Foi realmente muito bom o encontro com uma turma tão interessada por literatura. Esse evento literário é promovido somente em áreas em que as atividades culturais, principalmente eventos ligados a literatura, não chega.

                     Foram sorteados três livros meus e um de outro autor que não lembro o nome agora. Só macho ganhou. hehe.

A literatura ainda é muito mais consumida e direcionada a classe média. Para qualquer morador do subúrbio ou baixada fluminense tudo parece tãaaaaaooooo distante, que é quase outro país. Digo isso por experiência própria, pois nasci e me criei na baixada fluminense, então, entendo exatamente a sensação de impotência e distância que os grandes centros urbanos e culturais causa àqueles que estão à margem.
Ainda temos uma literatura feita por homens, por brancos, sobre a classe média e voltada para a classe média. Ou seja, uma bolha.



Por isso, publicar na Revista da Academia Brasileira de Letras uma estória protagonizada pelo Edgar Wilson me dá uma satisfação imensa.

Iniciativas como essa estimulam os que desejam uma carreira literária a batalharem por ela, a difusão da leitura e apresenta novos autores para novos leitores.

Parabéns ao evento.







Nenhum comentário: